2021-05-10 13:37:56
A importância do silício para o solo e as plantas


Você sabia que o Silício (Si) é considerado um dos principais constituintes dos argilo-minerais no processo de formação dos solos, e pode afetar de forma significativa a nutrição das plantas? 


Estudos comprovam a eficiência do elemento tanto na melhoria de aspectos relacionados à morfologia e estruturação, quanto ao longo do ciclo de desenvolvimento das plantas. Essa eficiência é ainda mais observada naquelas acumuladoras de Si, como gramíneas, onde estudos avaliando seu efeito vêm sendo mais intensamente realizado comprovando sua eficácia. 

Como exemplo na cana-de-açúcar, o silício é o elemento mais absorvido e acumulado pela cultura, apesar de não ser considerado essencial na lavoura, em uma produtividade de 74 ton/ha apresenta a extração média de 408 kg/ha e acúmulo de 380 kg/ha de Si, comparando ao acúmulo de 180 kg/ha de Potássio (K), 140 kg/ha de Nitrogênio (N) e 20 kg/ha de Fósforo (P), que constituem os macros nutrientes essenciais mais absorvidos pela cultura.

O elemento é absorvido de forma ativa por proteínas de membranas sintetizadas a partir de genes específicos. Dessa forma, podemos considerar que sua absorção pelas plantas pode ocorrer ao longo de todo o ciclo da mesma, já que não segue um gradiente de concentração. 

Silício e a rochagem

Efeitos relacionados à eficiência do elemento podem ser observados nos solos mediante a aplicação e prática da rochagem e remineralização na agricultura, com rochas silicáticas os quais atuam positivamente sobre a correção da acidez do solo.
A dinâmica dos nutrientes no solo é influenciada pelo silício, como a exemplo a redução na perde de potássio (K) por lixiviação, devido à adsorção dos elementos de carga positiva na superfície silicática, também provoca o aumento de fósforo (P) na solução do solo, pela troca do íon fosfato adsorvido aos óxidos de Fe e Al pelo silício.

O remineralizador FMX pode ser utilizado na agricultura tanto como fonte de potássio, mas por ser uma rocha silicática e também conter altos teores de silício (55%), pode ser usada como fonte de Si também, a fim de condicionar o solo, melhorando a fertilidade e eficiência dos nutrientes, além de atuar como remineralizador de solo e ferramenta de manejo no controle cultural de pragas e doenças na lavoura. O insumo nutre a planta e atua como indutor de resistência ao estresse hídrico. 


Mais funções do silício


Uma das funções do silício é o incremento na espessura da parede celular, isso porque o silício se acumula na parede foliar aumentando a rigidez e dificultando a entrada de insetos e patógenos na planta. N maioria dos casos, isso causa desgaste acentuado nas mandíbulas de lagartas impossibilitando seu avanço na cultura.

Um aspecto importante a ser lembrado é que o acúmulo de silício varia amplamente às diferentes espécies. Portanto, as respostas das culturas à aplicação variam muito. “Comprovadamente, plantas acumuladoras de silício como as gramíneas: arroz, milho, cana-de-açúcar, trigo, sorgo e pastagens respondem de maneira positiva ao manejo com FMX”, como explica o mestre em agronomia Saulo Brockes.

Sobre o FMX TRATTO 

FMX TRATTO é um bioinsumo agrícola, registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como remineralizador e condicionador de solo. O FMX é britanatural e derivado de um pó de rocha de qualidade, desenvolvido para tratamento mineral, remineralização e condicionamento de solos. 

O bioinsumo fornece multinutrientes (K, Ca, Mg, Si, Mn, Zn, Fe, entre outros minerais) para estruturação do perfil produtivo, além de atuar como fonte natural de minerais para os solos e plantas. O FMX TRATTO é produzido em Aparecida de Goiânia-GO e pertence ao Grupo Actualpar. É o primeiro remineralizador de solos registrado no MAPA e aprovado pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) para uso na produção orgânica.
 
Quer saber como Aumentar a sua Produtividade usando o insumo Agrícola FMX?
Não Perca mais Tempo! Fale AGORA com um de nossos Consultores Especialistas.
QUERO UMA CONSULTORIA
WHATSAPP (62) 99607-2812
TELEFONE (62) 3412-6631